ROTEIRO DE
ESTUDO – 2015
DISCIPLINA: PORTUGUÊS – ENSINO FUNDAMENTAL
6º ANO- MÓDULO 01
AVALIAÇÃO
|
CONTEÚDO
|
PÁGINAS
|
AVALIAÇÃO 01
|
Receita,
Linguagem verbal e não verbal, Propaganda, Bilhete
|
24 a 30; 19 a 21;
22 e 31; 50 a 53; 49 e 50
|
AVALIAÇÃO 02
|
Gêneros
textuais, O texto jornalístico, Reportagem, notícia e cartaz, Entrevista, Textos
de opinião
|
66 a 71; 74 a 80;
97 a 100;125 a135;112 a 121; 102 a105;123
|
7º ANO – MÓDULO 02
AVALIAÇÃO 03
|
Autobiografia:
narrador em 1ª e 3ª pessoa; Verbo (mofo indicativo: presente, pretérito e
futuro); Marcadores de tempo.
|
9; 21 a 25
|
AVALIAÇÃO 04
|
Principais
sinais de pontuação, O uso da vírgula; O conto: conceito e características.
|
24
e 25; 31 a 33
|
AVALIAÇÃO 05
|
Estrutura
do conto (narrador-personagem); Pontuação do diálogo: discurso direto e o
discurso indireto; Tema e título.
|
61
a 63; 75 a 77; 88, 91, 105 a 107; 115
|
8º ANO – MÓDULO
03
AVALIAÇÃO 06
|
Gêneros:
contos, mini contos, História em Quadrinhos e piadas. Gramática textual: Narrador
em 1ª e 3ª pessoa, Pronome do caso oblíquo, Advérbios, conjunções.
|
09
a 37
|
AVALIAÇÃO 07
|
Gêneros:
carta (reclamação, solicitação, leitor, comercial, pessoal etc.); Reportagem,
verbete de dicionários e enciclopédia; Literatura de Cordel e Infográficos.
|
66
a 123
|
AVALIAÇÃO 08
|
Gêneros:
Biografia e poesias; Gramática textual: estrofes, rimas e versos, sílaba
gramatical e sílaba poética; Denotação e Conotação; Figuras de linguagem:
comparação e metáfora; comparação metafórica. Coerência e coesão, narração,
narrador em 1ª e 3ª pessoa, pronomes
do caso oblíquo, Advérbios, conjunções.
|
125
a 152
|
9º ANO- MÓDULO
04
AVALIAÇÃO 09
|
Discurso
direto, Texto teatral, Artigo de opinião, Texto argumentativo, Conectivos,
Poema de Cordel, Estrofes. Versos e rimas.
|
9
a 38; 39 a 75; 76 a 100;
|
AVALIAÇÃO 10
|
Poemas
de Cordel, Estrofe, Versos e Rima, Artigo de divulgação científica,
Adjetivos, Conectivos.
|
76
a 100; 101 a 130; 66 a 75; 47 a 75
|
Bibliografia
sugerida:Educação
de Jovens e Adultos (EJA): Mundo do Trabalho. Língua Portuguesa – Estudo e
Ensino. Ensino Fundamental Anos Finais.]
Após a
realização de todas as atividades previstas na disciplina (incluindo
avaliações, trabalhos, oficinas e pesquisas), o aluno deverá solicitar o exame
final ao professor.
As avaliações
serão entregues a qualquer momento, de acordo com o horário de funcionamento da
escola, ficando ciente o aluno que deverá entregar sua avaliação até 15 minutos
antes do término do atendimento.
Nenhum comentário :
Postar um comentário