ROTEIRO
DE ESTUDO – 2015
DISCIPLINA:
HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO- EJA
1º ANO – MÓDULO 1
AVALIAÇÃO
|
CAPÍTULOS / CONTEÚDOS – VOLUME 1
|
PÁGINAS
|
AV 01
|
UNIDADE 1- Os 1º tempos
da humanidade e as 1ª civilizações
Tema 1- A História e
suas fontes
Tema 2- O surgimento
das Civilizações
UNIDADE 2- Cidadania,
Império e escravidão na Antiguidade
Tema 1- Grécia
Antiga: Atenas e Esparta, cidades da Antiguidade em guerra
Tema 2- Roma: um
imenso império na Antiguidade
|
29, 30, 31, 47, 49, 54, 61, 62,63
64, 65, 66, 67,68
|
AV 02
|
UNIDADE 3- Bárbaros,
cristãos e muçulmanos na Europa Medieval
Tema 1 – A criação
de uma nova vida social e política na Europa e de um Império na Idade Média
Tema 2 – O
feudalismo na Europa e a luta entre cristãos e muçulmanos
|
74, 75, 76, 83,84
85, 87, 89,90
|
AV 03
|
UNIDADE 4- Renascimento
comercial, urbano e cultural
Tema 1 – As
transformações do feudalismo
Tema 2 – O
Renascimento artístico e cultural
|
97, 99, 104, 105
106, 107
|
2º. ANO - MÓDULO 2
AVALIAÇÃO
|
CAPÍTULOS / CONTEÚDOS - VOLUME 2
|
PÁGINAS
|
AV 04
|
UNIDADE 1- A Idade
Moderna e o Antigo Regime
Tema 1- A formação
dos Estados modernos e o capitalismo comercial
Tema 2- As reformas
religiosas na Europa
|
11, 13, 14, 15,16
17, 20, 21, 22,23
24, 25, 26, 27,28
|
AV 05
|
UNIDADE 2 – Descoberta
de outros mundos
Tema 1 – Por mares
nunca antes navegados
Tema 2 – Impérios
ultramarinos e as colônias na América
|
32, 34, 38, 42, 4648, 49, 50,
53,54
|
AV 06
|
UNIDADE 3 – O mundo em
revolução: transformações sociais e políticas nos séculos XVIII e XIX
Tema 1 – A Revolução
Industrial
Tema 2 – A
independência dos Estados Unidos da América e a Revolução Francesa
Tema 3 – Lutas dos
trabalhadores no século XIX
|
63, 64, 65, 66, 71,74, 76,
91,92
|
AV 07
|
UNIDADE 4 – E o Brasil
se torna um país independente
Tema 1 – As Américas
independentes
Tema 2- Independência
ou morte!
|
96, 97, 104, 105, 107, 108, 109
|
3º. ANO - MÓDULO 3
AVALIAÇÃO
|
CAPÍTULOS / CONTEÚDOS- VOLUME 3
|
PAGINAS
|
AV 08
|
UNIDADE
1 – Conflitos no mundo capitalista: revoluções e guerras
Tema
1- Imperialismo e a 1ª Guerra Mundial
Tema
2- Governa em nome dos trabalhadores
Tema
3- A crise do capitalismo no período entre guerras
|
14, 18, 23, 24, 28, 29, 30,31
|
AV 09
|
UNIDADE
2 – Os caminhos e descaminhos do Império e da República Velha no Brasil
Tema
1- O 2º Reinado e o fim do Império brasileiro
Tema
2- O Brasil republicano: a chamada República Velha
UNIDADE
3- O mundo dividido e a Era Vargas
Tema
1- O mundo em guerra novamente
Tema
2 – A Era Vargas
|
33, 35, 37, 40, 44, 50, 51, 52,
53,56
|
AV 10
|
UNIDADE
3 – O mundo dividido e a Era Vargas
Tema
3- A Guerra Fria
UNIDADE
4 – Ditadura e Democracia: os desafios para um Brasil mais justo
Tema
1- Desenvolvimentismo no Brasil
Tema
2- A ditadura no Brasil a partir de 1964
Tema
3- A retomada da democracia no Brasil
|
60, 61, 63, 65, 70, 71, 72, 76,
83, 89, 95, 102,
103, 109, 110,
111
|
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
como
estudar história?
Muita gente pensa que saber História é decorar uma série
de fatos, nomes e datas. Essa idéia é
inteiramente falsa. NÃO DECORE!!
Saber História é compreender os fatos e perceber como eles se relacionam.
Isso porque cada acontecimento histórico está relacionado com uma grande
variedade de situações e condições.
O estudo de História não terá nenhum significado se você tomar fatos
isolados. Para compreender o que aconteceu na História, é preciso ter uma
visão de conjunto. Para que isto aconteça, é necessário que você tenha
alguns hábitos na hora de
estudar:
a)
Faça uma
leitura geral dos capítulos. Assinale as palavras desconhecidas e procure seu
significado no final no dicionário.
b)
Faça uma
leitura parcial: releia os textos nas páginas especificadas, identificando as
idéias principais de cada item; observe as ilustrações, os mapas e as legendas,
quando houver. Não se esqueça dos quadros coloridos eles também oferecem
informações importantes
c)
Responda
os itens “O QUE VOCE JÁ SABE”? das
páginas selecionadas, elas ajudam você a se posicionar sobre o assunto tratado
no tema;” A HORA DA CHECAGEM “ ajuda descobrir se você entendeu os assuntos.
Ou faça um resumo dos tópicos indicados elaborando REGISTRO DE DÚVIDAS E COMENTÁRIOS.
d) Se você tiver dúvidas,
procure o professor. Se você
não tiver dúvidas, está preparado para fazer a avaliação. Releia suas anotações antes de fazer a avaliação.
e) Procure outras fontes:
Sites com aulas de História; Digite o assunto e busque o conteúdo das
avaliações; Vejam filmes pertinentes ao assunto ; Visitem Museus . Visite o site exclusivo do Programa EJA –
Mundo do Trabalho HTTP://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br . Lá você terá acesso aos Cadernos de todas
as disciplinas, ao clicar na aba Conteúdo CEEJA ,como também estão disponíveis
os vídeos de Trabalho .Para encontrá-los , basta clicar na aba Conteúdo EJA
Todo conhecimento será válido para o estudo da disciplina.
OBSERVAÇÕES ÚTEIS!!!
ü As
avaliações serão entregues até 1 hora antes do encerramento do período de
funcionamento da escola, ficando ciente o aluno que deverá entregar sua
avaliação até 15 minutos antes do término do atendimento.
ü Após
a realização de todas as atividades previstas na disciplina (incluindo
avaliações, oficina e trabalho da oficina), o aluno deverá solicitar o exame
final ao professor.
ü Atenção
ao horário da escola na sexta-feira , o atendimento será feito conforme
horário escrito abaixo :
Manhã: das 10:00 hs. ás 12:00 hs
Tarde: das 16:00
hs. ás 18:20 hs
ü Sem
a participação em Oficinas, o Exame Final não poderá ser feito
ü Atenção
em dias de OFICINAS, não
há atendimento. Portanto fiquem atentos aos AVISOS fixados nos quadros.
“Aquele que
não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.
Nenhum comentário :
Postar um comentário