quinta-feira, 5 de novembro de 2015

ROTEIRO DE ESTUDO – 2015
DISCIPLINA: HISTÓRIA - ENSINO MÉDIO- EJA

1º ANO – MÓDULO 1
AVALIAÇÃO
CAPÍTULOS / CONTEÚDOS – VOLUME 1
PÁGINAS

AV 01

UNIDADE 1- Os 1º tempos da humanidade e as 1ª civilizações
Tema 1- A História e suas fontes
Tema 2- O surgimento das Civilizações
UNIDADE 2- Cidadania, Império e escravidão na Antiguidade
Tema 1- Grécia Antiga: Atenas e Esparta, cidades da Antiguidade em guerra
Tema 2- Roma: um imenso império na Antiguidade
29, 30, 31, 47, 49, 54, 61, 62,63
64, 65, 66, 67,68
AV 02
UNIDADE 3- Bárbaros, cristãos e muçulmanos na Europa Medieval
Tema 1 – A criação de uma nova vida social e política na Europa e de um Império na Idade Média
Tema 2 – O feudalismo na Europa e a luta entre cristãos e muçulmanos
74, 75, 76, 83,84
85, 87, 89,90
AV 03
UNIDADE 4- Renascimento comercial, urbano e cultural
Tema 1 – As transformações do feudalismo
Tema 2 – O Renascimento artístico e cultural
97, 99, 104, 105
106, 107
2º. ANO - MÓDULO 2
AVALIAÇÃO
CAPÍTULOS / CONTEÚDOS - VOLUME 2
PÁGINAS
AV 04

UNIDADE 1- A Idade Moderna e o Antigo Regime
Tema 1- A formação dos Estados modernos e o capitalismo comercial
Tema 2- As reformas religiosas na Europa
11, 13, 14, 15,16
17, 20, 21, 22,23
24, 25, 26, 27,28
AV 05
UNIDADE 2 – Descoberta de outros mundos
Tema 1 – Por mares nunca antes navegados
Tema 2 – Impérios ultramarinos e as colônias na América
32, 34, 38, 42, 4648, 49, 50, 53,54
AV 06
UNIDADE 3 – O mundo em revolução: transformações sociais e políticas nos séculos XVIII e XIX
Tema 1 – A Revolução Industrial
Tema 2 – A independência dos Estados Unidos da América e a Revolução Francesa
Tema 3 – Lutas dos trabalhadores no século XIX
63, 64, 65, 66, 71,74, 76, 91,92
AV 07
UNIDADE 4 – E o Brasil se torna um país independente
Tema 1 – As Américas independentes
Tema 2- Independência ou morte!
96, 97, 104, 105, 107, 108, 109
3º. ANO - MÓDULO 3
AVALIAÇÃO
CAPÍTULOS / CONTEÚDOS- VOLUME 3
PAGINAS
AV 08
UNIDADE 1 – Conflitos no mundo capitalista: revoluções e guerras
Tema 1- Imperialismo e a 1ª Guerra Mundial
Tema 2- Governa em nome dos trabalhadores
Tema 3- A crise do capitalismo no período entre guerras
14, 18, 23, 24, 28, 29, 30,31
AV 09
UNIDADE 2 – Os caminhos e descaminhos do Império e da República Velha no Brasil
Tema 1- O 2º Reinado e o fim do Império brasileiro
Tema 2- O Brasil republicano: a chamada República Velha
UNIDADE 3- O mundo dividido e a Era Vargas
Tema 1- O mundo em guerra novamente
Tema 2 – A Era Vargas
33, 35, 37, 40, 44, 50, 51, 52, 53,56
AV 10
UNIDADE 3 – O mundo dividido e a Era Vargas
Tema 3- A Guerra Fria
UNIDADE 4 – Ditadura e Democracia: os desafios para um Brasil mais justo
Tema 1- Desenvolvimentismo no Brasil
Tema 2- A ditadura no Brasil a partir de 1964
Tema 3- A retomada da democracia no Brasil
60, 61, 63, 65, 70, 71, 72, 76, 83, 89, 95, 102,
103, 109, 110,
111

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

como estudar história?

Muita gente pensa que saber História é decorar uma série de fatos, nomes e datas.  Essa idéia é inteiramente falsa. NÃO DECORE!! Saber História é compreender os fatos e perceber como eles se relacionam. Isso porque cada acontecimento histórico está relacionado com uma grande variedade de situações e condições.
O estudo de História não terá nenhum significado se você tomar fatos isolados. Para compreender o que aconteceu na História, é preciso ter uma visão de conjunto. Para que isto aconteça, é necessário que você tenha alguns hábitos na hora de estudar:

a)      Faça uma leitura geral dos capítulos. Assinale as palavras desconhecidas e procure seu significado no final no dicionário.
b)      Faça uma leitura parcial: releia os textos nas páginas especificadas, identificando as idéias principais de cada item; observe as ilustrações, os mapas e as legendas, quando houver. Não se esqueça dos quadros coloridos eles também oferecem informações importantes
c)       Responda os itens “O QUE VOCE JÁ SABE”? das páginas selecionadas, elas ajudam você a se posicionar sobre o assunto tratado no tema;” A HORA DA CHECAGEM “  ajuda descobrir se você entendeu os assuntos. Ou faça um resumo dos tópicos indicados elaborando REGISTRO DE DÚVIDAS E COMENTÁRIOS.
d)      Se você tiver dúvidas, procure o professor. Se você não tiver dúvidas, está preparado para fazer a avaliação. Releia suas anotações antes de fazer a avaliação.
e)      Procure outras fontes: Sites com aulas de História; Digite o assunto e busque o conteúdo das avaliações; Vejam filmes pertinentes ao assunto ; Visitem Museus .  Visite o site exclusivo do Programa EJA – Mundo do Trabalho   HTTP://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br  . Lá você terá acesso aos Cadernos de todas as disciplinas, ao clicar na aba Conteúdo CEEJA ,como também estão disponíveis os vídeos de Trabalho .Para encontrá-los , basta clicar na aba Conteúdo EJA Todo conhecimento será válido para o estudo da disciplina.

OBSERVAÇÕES ÚTEIS!!!

ü  As avaliações serão entregues até 1 hora antes do encerramento do período de funcionamento da escola, ficando ciente o aluno que deverá entregar sua avaliação até 15 minutos antes do término do atendimento.

ü  Após a realização de todas as atividades previstas na disciplina (incluindo avaliações, oficina e trabalho da oficina), o aluno deverá solicitar o exame final ao professor.

ü  Atenção ao horário da escola na sexta-feira , o atendimento será feito conforme horário  escrito abaixo :

Manhã: das 10:00 hs. ás 12:00 hs
               Tarde: das 16:00 hs. ás 18:20 hs

ü  Sem a participação em Oficinas, o Exame Final não poderá ser feito
ü  Atenção em dias de OFICINAS, não há atendimento. Portanto fiquem atentos aos AVISOS fixados nos quadros.


“Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário