terça-feira, 26 de abril de 2016

INGLÊS

APOSTILA DE REFORÇO – EJA MUNDO DO TRABALHO

ENSINO FUNDAMENTAL

Módulo 1
1) CUMPRIMENTOS
Bom dia = Good morning        /     Boa tarde =   Good afternoon    /  Boa Noite =  Good evening ( quando chegamos) e Good night ( quando nos despedimos)
Olá = Hello    /  Qual seu nome? = What’s your name?  /  Como vai você? = How are you?   /       Estou bem obrigada = I am fine, thanks  /  Quantos anos você tem? = How old are you?  / Eu tenho ....anos = I  am ... years old.
2) PRONOMES PESSOAIS
São usados como sujeito das frases, podem substituir um nome.
 I=eu     /   You = você , vocês  /    He= ele   /    She  = ela   /  It = ele, ela (coisas neutras)   /  We = nós /  They = eles , elas
3) VERBO TO BE
Significa ser ou estar, dependendo da frase. As  formas  dos verbos sempre combinam com o sujeito.
I AM    /  YOU ARE   /  HE IS  / SHE IS /  IT IS /  WE ARE  / THEY ARE
Na negativa apenas acrescentamos o  NOT depois do verbo to be :  is not  /  am not  / are not
Na interrogativa , invertemos o verbo com sujeito :  Am I ?   / Is He? / Is she?  / Is it? /
                                                                                             Are we ? /  Are you ? /  Are they
4 PRESENTE SIMPLES:
O verbo conjugado no “Simple Present”  refere –se  a um hábito ou rotina

Afirmativa

 Negativa

 Interrogativa

I live here. (Eu moro aqui)

I do not live here. ( Eu não moro aqui)

Do I live here?

You live here. (Você mora aqui)

You do not live here. ( Você  não mora aqui)

Do you live here?
He lives here. ( Ele mora aqui)
He does not live here. (Ele não mora aqui)

Does he live here?






            LEMBRE-SE:
* Do  e Does usamos no início de perguntas. * Do not / Does not  usamos para fazer frases negativas .
  DO para os sujeitos com os  pronomes   I / you / We / They;
  DOES para os sujeitos com os  pronomes   He / She / it

Obs.: Os  verbos que acompanhar He / She / It  deve  ter um s no final na forma afirmativa.
          Se o verbo terminar em (s, ch, sh , o , x , z) recebe ES no final na forma afirmativa.
          E quando terminar em  y precedido de consoante recebe ies no final na forma afirmativa
          Ex.: I live  - He  lives      /   I wash – She  washes /  I go - It goes  /   I  cry = He cries
                (To live = morar, viver )     ( to wash = lavar )            ( to go = ir )      ( to cry = chorar)
5) NÚMEROS :
1 –  one   / 2 – two   /  3 – three  /  4 – four   /  5 – five   /   6 – six  /  7 – seven /  8 – eight  / 9 – nine  / 10 – ten
11 – eleven  /   12 – twelve /  13 – thirteen   /  14 – fourteen  /  15  - fifteen   /  16 – sixteen   /
17 – seventeen   /  18 – eighteen  / 19 – nineteen  /  20 – twenty  /  30 – thirty  /  40  - forty  / 50 – fifty
60 –sixty  /   70 –seventy   /  80 – eighty  /  90 – ninety  / 100 – a hundred  / 1000 – a thousand

6) MATERIAIS ESCOLARES
book = livro  /  notebook = caderno  / pen = caneta  / pencil = lápis  /  eraser = borracha  / régua = ruler  /
backpack = mochila  /  dictionary = dicionário  /  pencil case = estojo

7) PALAVRAS INTERROGATIVAS
Veja as palavras que seguem. Elas são chamadas de pronomes interrogativos. Observe:
Where                 =onde?     /     How= como? /       What  = o quê? qual? que?  /   When   =    quando?  /  Who     =     quem ?   /      Why      =     por que ?  /      How many   =         quantos / quantas     /           How much          =        quanto / quanta

8)  PROFiSSÕES:  
        Professor  =  teacher     /   enfermeira =  nurse   /    médico = doctor   /   engenheiro  = engineer /
        Cantor   =  Singer    /    cabelereira  =  hairdresser   /  cozinheira  =  cook   /    garçon   =  waiter  /
         vendedor =   salesperson   /  lawyer = advogado  /   dressmaker = costureira

9) LUGARES DA ESCOLA
Classroom = sala de aula  /  bathroom – restroom = banheiro  /  corridor = corredor  / principal´s office = diretoria/
Sports court = quadra  / cafeteria = cantina- refeitório  / teacher´s  office = sala dos professores / library = biblioteca/
Science lab = laboratório /  computer lab = sala de informática

10)  ADJETIVOS:
Good = bom / bad = mau /mal  / happy =feliz / cold = frio / hot = quente /  big = grande  / small = pequeno /
Clean = limpo  /  dirty = sujo  / light = claro  / dark = escuro

11) PARTES DA CASA:
Living room = sala de estar  /  kitchen = cozinha  /  bedroom = quarto / bathroom = banheiro  / laundry = lavanderia
Fence = grade  /  door = porta  /  roof  = telhado  / balconies = sacadas  / brick = tijolo  / Wood = madeira  /
Window = janela   /  floor = chão   /

12) CASO POSSESSIVO / GENITIVE CASE
Como dizer, em inglês: o carro de meu pai, o nome da professora, o gato de Jane... etc?
Observe as frases a seguir: My father’s car  / Jane’s cat.
            Você percebeu que em todas as frases o objeto possuído ou “coisa” possuída, vem após o possuidor, acompanhado de apóstrofo (‘) e s.
Ex.: Jane’s cat. (o gato de Jane)                                       Ex.: My father’s car. (o carro de meu pai)
                        ¯     ¯    ¯                                                                     ¯      ‘S   ¯ 
         POSSUIDOR  ‘S   ANIMAL POSSUÍDO
                                                                                                        POSSUIDOR       COISA POSSUÍDA
                       

MÓDULO 2

13) ESPORTES
bowling = boliche  / sailing = vela  / running = corrida  /  soccer = futebol  / cycling = ciclismo / chess = xadrez /
climbing = alpinismo  / swimming = natação   /  Ball boy = gândula  / masseur = massagista  /  referee = juiz /
coach = técnico /  player = jogador


14) VERBOS DE AÇÃO
 To paint = pintar  /  to act – to perform  / atuar  /  to observe   = observar   /  to watch =  assistir / to draw = desenhar to dance = dançar  / to read = ler  / to compose = compor  / to play = tocar

15) PASSADO
Verbos regulares
FORMA AFIRMATIVA – Usamos o Simple Past para nos referirmos a uma ação no tempo passado.
Observe:             * Ronaldo playED soccer years ago. (Ronaldo jogou futebol há alguns anos)
Play = jogar. Usamos –ED no final do verbo para indicar que o verbo play está no passado.  =PLAYED
FORMA NEGATIVA – Necessário utilizar um auxiliar ( DID) e palavra NOT = não para fazer a forma negativa dos verbos no passado.
Ex. Peter did not study English yesterday. (Peter não estudou inglês ontem)
       Peter didn’t study English yesterday.
FORMA INTERROGATIVA – Nas frases interrogativas, no passado, devemos utilizar o auxiliary DID em seu início.
Ex. Did Peter study English yesterday?


16) TRABALHADORES DO BAIRRO
Baker = padeiro  / bus driver = motorista de ônibus / bank manager = gerente de banco  / waiter = garcon /
Police officer = policial /  postman = carteiro

17) CURRICULO
SKILLS = HABILIDADES : type = digitar  / operate a computer = operar um computador / speak Spanish- English = falar espanhol – inglês / work in teams = trabalhar em equipes

MÓDULO 3
18) COMIDAS
Refeições : Breakfast = café da manhã  / lunch = almoço  / dinner = jantar

Soup = sopa / milk = leite / pasta = massa  /  cheese = queijo  / rice = arroz / beans = feijão / french fries = batata palito / steak = bife  /  juice = suco / bread = pão  / fried egg = ovo frito / water = água


19) PRONOMES OBJETO
Você aprendeu os pronomes pessoais do caso reto que são: I, you, he, she, it, we, you, they. Para cada pronome pessoal do caso reto, há um pronome objeto. Os pronomes substituem um nome e são usados após o verbo.
    I          ®           me         (  min)
                You        ®           you        ( você)
                He          ®           him        ( ele)
                She        ®           her         (  ela)
                It             ®           it             (  ele ou a ela) coisas e animais
                We         ®           us           (  nós)
                You        ®           you        (  vocês)
                They      ®           them     ( eles, elas)
Ex.
I loved the game = I loved it  /  I talked to Mary = I talked to her  /  I liked the shoes = I liked them


20 ) ADJETIVOS POSSESSIVO
Você aprendeu os pronomes pessoais do caso reto que são: I, you, he, she, it, we, you they. Para cada pronome pessoal do caso reto, há um pronome adjetivo possessivo. Veja abaixo:
                I              ®           my         (meu, minha, meus, minhas)
                You        ®           your      (seu, sua, seus, suas, de você)
                He          ®           his          (dele)
                She        ®           her         (dela)
                It             ®           its           (dele, dela) coisas e animais
                We         ®           our         (nosso, nossa, nossos, nossas)
                You        ®           your      (seu, sua, seus, suas, de você)
                They      ®           their      (deles, delas)
EXEMPLOS:
                John likes his brother. John gosta do irmão dele.
                I work in my garden. Eu trabalho em meu jardim.
·         Veja que o pronome adjetivo possessivo sempre tem de vir antes do objeto possuído.
his brother   (Irmão dele)

21) PASSADO
Usamos o Simple Past para nos referirmos a uma ação no tempo passado. Os verbos no Simple Past podem ser regulares e irregulares.
Os verbos regulares seguem uma regra = acrescentar ED ao verbo.
FORMA AFIRMATIVA –Observe:              * Ronaldo playED soccer years ago. (Ronaldo jogou futebol há alguns anos)
Play = jogar.  Usamos –ED no final do verbo para indicar que o verbo play está no passado.  =PLAYED


Os verbos irregulares não seguem  regras. Eles mudam de forma.
Ex.  to do ( fazer ) = did  /  to sleep (dormir) = slept   /   to go ( ir ) = went
I go to school every day   ( Eu vou à escola todos os dias )
 I went to school yesterday. ( Eu fui à escola ontem )

MÓDULO 4

22)  O verbo modal CAN
O verbo CAN significa poder  . Pode ser usado como habilidade de fazer algo ( I can swim = Eu posso nadar)
 Pode significar possibilidade ( You can get a good job = Você pode arrumar um bom emprego.) Ou pode ser usado para expressar   permissão ( Can I talk to you?  =   Posso falar com você?)
 Na forma negativa, acrescentamos not  ....
Cannot = não pode....   ou a forma abreviada  can’t  
Ex. They cannot play tennis.   / We can’t use a cellphone in the class.
Na forma interrogativa invertemos o verbo can com o sujeito da frase.
Ex. Can  I come in ? ( Posso entrar?)            /       Can  Peter  talk to you? (O Peter pode falar com você?_)
Yes, you can .  / No, you can’t                                 Yes, he can .  / No, he can’t   
*Nas respostas curtas usamos o pronome e  can / can’t

23)  O verbo modal COULD
O verbo COULD significa poder / poderia . ( POSSIBILIDAE  50%)  Ex. He could be home . ( Ele pode/ poderia estar em casa.)
Pode também ser   usado para fazer um pedido formalCould you repeat your name ? ( Você poderia repetir  seu nome ? )      Ou fazer uma sugestão.  You could study at Clara Mantelli. ( Você poderia estudar no  Clara Mantelli.)      
Na forma negativa, acrescentamos not  ....
 Could not = não poderia.... ( + formal)   ou a forma abreviada  couldn’t ...  ( + informal)
He could not be home .   /  He couldn’t be home .
Na forma interrogativa invertemos o verbo could com o sujeito da frase.
Could you help me ? ( Você poderia me ajudar?)

24)  O verbo modal SHOULD
  O verbo SHOULD/ SHOULDN’T é usado para dar conselhos =deveria /não deveria . Ex. You should study more.
( Você deveria estudar mais )
É também usado para falar de expectativas = deve   Ex. She is intelligent.She should pass the exam. ( Ela é inteligente. Ela deve passar no exame.)
               
25) Phrasal verbs
Eles são muito importantes e comuns na língua inglesa. São geralmente formados por 2 palavras: um verbo e uma preposição ou advérbio. Geralmente  essa expressão apresenta um sentido diferente daquela expressa apenas pelo verbo que a forma.
Ex. O verbo to go = ir mas junto com outras palavras possui sentido diferente.
Go in = entrar / go out = sair / go on= continuar / go up = subir / go down = descer.

O mesmo acontece com outros verbos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário