INGLÊS
APOSTILA DE REFORÇO –
EJA MUNDO DO TRABALHO
ENSINO FUNDAMENTAL
Módulo 1
1) CUMPRIMENTOS
Bom dia = Good morning
/ Boa tarde = Good afternoon /
Boa Noite = Good evening ( quando
chegamos) e Good night ( quando nos despedimos)
Olá = Hello / Qual seu nome? = What’s your name? / Como
vai você? = How are you? / Estou bem obrigada = I am fine, thanks / Quantos
anos você tem? = How old are
you? / Eu tenho ....anos = I am ... years old.
2) PRONOMES PESSOAIS
São usados como sujeito das frases, podem substituir um
nome.
I=eu
/ You = você , vocês / He= ele / She = ela / It = ele, ela (coisas neutras) / We
= nós / They = eles , elas
3) VERBO TO BE
Significa ser ou
estar, dependendo da frase. As
formas dos verbos sempre combinam
com o sujeito.
I AM /
YOU ARE / HE IS
/ SHE IS / IT IS / WE ARE
/ THEY ARE
Na negativa
apenas acrescentamos o NOT depois do
verbo to be : is not / am
not / are not
Na interrogativa
, invertemos o verbo com sujeito : Am I
? / Is He? / Is she? / Is it? /
Are we ? /
Are you ? / Are they
4) PRESENTE
SIMPLES:
O verbo conjugado no “Simple Present”
refere –se a um hábito ou rotina
Afirmativa
|
Negativa
|
Interrogativa
|
I live
here. (Eu moro aqui)
|
I do not live here. ( Eu não moro aqui)
|
Do I live here?
|
You live here. (Você mora aqui)
|
You do not live here. ( Você não
mora aqui)
|
Do you live here?
|
He lives here. ( Ele
mora aqui)
|
He does not live here. (Ele não mora aqui)
|
Does he live here?
|
LEMBRE-SE:
* Do e Does usamos no início de
perguntas. * Do not / Does not usamos para fazer frases negativas .
DO para os
sujeitos com os pronomes I / you / We / They;
DOES para os sujeitos com os pronomes
He / She / it
Obs.: Os
verbos que acompanhar He / She /
It deve ter um s no final na forma
afirmativa.
Se o verbo terminar em (s, ch, sh , o
, x , z) recebe ES no final na forma afirmativa.
E quando terminar em y precedido de consoante recebe ies
no final na forma afirmativa
Ex.: I live - He lives / I wash
– She washes / I go - It goes
/ I cry =
He cries
(To live = morar, viver ) ( to wash = lavar ) ( to go = ir ) ( to
cry = chorar)
5) NÚMEROS :
1 – one /
2 – two / 3 – three
/ 4 – four / 5 –
five /
6 – six / 7 – seven /
8 – eight / 9 – nine / 10 – ten
11 –
eleven / 12 – twelve / 13 – thirteen / 14
– fourteen / 15 -
fifteen / 16 – sixteen
/
17 –
seventeen / 18 – eighteen
/ 19 – nineteen / 20 – twenty
/ 30 – thirty /
40 - forty / 50 – fifty
60
–sixty / 70 –seventy
/ 80 – eighty / 90 –
ninety / 100 – a hundred / 1000 – a thousand
6) MATERIAIS
ESCOLARES
book = livro / notebook = caderno / pen = caneta / pencil = lápis /
eraser = borracha / régua =
ruler /
backpack = mochila
/ dictionary = dicionário / pencil
case = estojo
7) PALAVRAS
INTERROGATIVAS
Veja as palavras que seguem. Elas são
chamadas de pronomes interrogativos. Observe:
Where =onde? / How= como? / What = o quê? qual? que? / When = quando?
/ Who
= quem ? / Why =
por que ? / How many
= quantos / quantas / How
much = quanto / quanta
8)
PROFiSSÕES:
Professor =
teacher / enfermeira =
nurse / médico = doctor /
engenheiro = engineer /
Cantor
= Singer /
cabelereira = hairdresser
/ cozinheira =
cook / garçon
= waiter /
vendedor = salesperson
/
lawyer = advogado / dressmaker = costureira
9) LUGARES DA ESCOLA
Classroom =
sala de aula / bathroom – restroom = banheiro /
corridor = corredor / principal´s
office = diretoria/
Sports court
= quadra / cafeteria = cantina-
refeitório / teacher´s office = sala dos professores / library =
biblioteca/
Science lab
= laboratório / computer lab = sala de
informática
10) ADJETIVOS:
Good = bom /
bad = mau /mal / happy =feliz / cold =
frio / hot = quente / big = grande / small = pequeno /
Clean =
limpo /
dirty = sujo / light = claro / dark = escuro
11) PARTES DA CASA:
Living room = sala de estar
/ kitchen = cozinha /
bedroom = quarto / bathroom = banheiro
/ laundry = lavanderia
Fence = grade / door = porta
/ roof = telhado
/ balconies = sacadas / brick =
tijolo / Wood = madeira /
Window = janela
/ floor = chão /
12)
CASO POSSESSIVO / GENITIVE CASE
Como
dizer, em inglês: o carro de meu pai, o nome da professora, o gato de Jane...
etc?
Observe
as frases a seguir: My father’s car / Jane’s cat.
Você percebeu que em todas as frases o objeto possuído ou
“coisa” possuída, vem após o possuidor, acompanhado de apóstrofo (‘) e s.
Ex.: Jane’s cat. (o gato de Jane) Ex.: My
father’s car. (o carro de meu pai)
¯ ¯ ¯
¯ ‘S
¯
POSSUIDOR ‘S
ANIMAL POSSUÍDO
POSSUIDOR COISA POSSUÍDA
MÓDULO 2
13) ESPORTES
bowling =
boliche / sailing = vela / running = corrida /
soccer = futebol / cycling =
ciclismo / chess = xadrez /
climbing =
alpinismo / swimming = natação / Ball boy = gândula / masseur = massagista /
referee = juiz /
coach =
técnico / player = jogador
14) VERBOS DE AÇÃO
To paint = pintar / to
act – to perform / atuar / to
observe = observar / to watch = assistir / to draw = desenhar to dance =
dançar / to read = ler / to compose = compor / to play = tocar
15) PASSADO
Verbos regulares
FORMA
AFIRMATIVA – Usamos o Simple Past para nos referirmos a uma ação no tempo
passado.
Observe: *
Ronaldo playED soccer years ago. (Ronaldo jogou futebol há alguns anos)
Play
= jogar. Usamos –ED no final do verbo para indicar que o verbo play está no passado. =PLAYED
FORMA NEGATIVA – Necessário utilizar um auxiliar ( DID) e palavra NOT = não para fazer a forma negativa dos verbos no passado.
Ex. Peter did not study English yesterday. (Peter não estudou inglês ontem)
Peter didn’t
study English yesterday.
FORMA INTERROGATIVA – Nas frases interrogativas, no passado,
devemos utilizar o auxiliary DID em
seu início.
Ex. Did Peter study English yesterday?
16) TRABALHADORES DO BAIRRO
Baker
= padeiro / bus driver = motorista de
ônibus / bank manager = gerente de banco
/ waiter = garcon /
Police
officer = policial / postman = carteiro
17) CURRICULO
SKILLS =
HABILIDADES : type = digitar / operate a
computer = operar um computador / speak Spanish- English = falar espanhol –
inglês / work in teams = trabalhar em equipes
MÓDULO 3
18) COMIDAS
Refeições :
Breakfast = café da manhã / lunch =
almoço / dinner = jantar
Soup = sopa
/ milk = leite / pasta = massa / cheese = queijo / rice = arroz / beans = feijão / french
fries = batata palito / steak = bife
/ juice = suco / bread = pão / fried egg = ovo frito / water = água
19) PRONOMES OBJETO
Você
aprendeu os pronomes pessoais do caso reto que são: I, you, he, she, it, we,
you, they. Para cada pronome pessoal do caso reto, há um pronome objeto. Os
pronomes substituem um nome e são usados após o verbo.
I ® me ( min)
You ® you ( você)
He ® him ( ele)
She ® her ( ela)
It ® it ( ele ou a ela) coisas e animais
We ® us (
nós)
You ® you (
vocês)
They ® them ( eles, elas)
Ex.
I loved the game = I loved it
/ I talked to Mary = I
talked to her / I liked the shoes = I liked them
20 ) ADJETIVOS POSSESSIVO
Você aprendeu os pronomes pessoais do caso reto que são: I, you,
he, she, it, we, you they. Para cada pronome pessoal do caso reto, há um
pronome adjetivo possessivo. Veja abaixo:
I ® my (meu,
minha, meus, minhas)
You ® your (seu,
sua, seus, suas, de você)
He ® his (dele)
She ® her (dela)
It ® its (dele,
dela) coisas e animais
We ® our (nosso,
nossa, nossos, nossas)
You ® your (seu,
sua, seus, suas, de você)
They ® their (deles,
delas)
EXEMPLOS:
John likes his
brother. John gosta do irmão dele.
I work in my garden. Eu trabalho em meu jardim.
·
Veja que o pronome adjetivo possessivo sempre
tem de vir antes do objeto possuído.
“his brother (Irmão dele)
21) PASSADO
Usamos
o Simple Past para nos referirmos a uma ação no tempo passado. Os verbos no Simple
Past podem ser regulares e irregulares.
Os verbos regulares seguem uma regra =
acrescentar ED ao verbo.
FORMA
AFIRMATIVA –Observe: *
Ronaldo playED soccer years ago. (Ronaldo jogou futebol há alguns anos)
Play
= jogar. Usamos –ED no final do verbo para
indicar que o verbo play está no
passado. =PLAYED
Os verbos irregulares não seguem regras. Eles mudam de forma.
Ex.
to do ( fazer ) = did / to sleep (dormir) = slept / to go ( ir ) = went
I go
to school every day ( Eu vou à escola
todos os dias )
I went to school yesterday. ( Eu fui à escola ontem )
MÓDULO 4
22)
O verbo modal CAN
O verbo CAN
significa poder . Pode ser usado como habilidade de
fazer algo ( I can swim = Eu posso nadar)
Pode significar possibilidade ( You can get a
good job = Você pode arrumar um bom emprego.) Ou pode ser usado para expressar permissão ( Can I talk to you? =
Posso falar com você?)
Na forma negativa, acrescentamos
not ....
Cannot = não pode.... ou a forma abreviada can’t
Ex. They cannot play tennis. / We can’t use a cellphone in the class.
Na forma interrogativa
invertemos o verbo can com o sujeito da frase.
Ex. Can I come in ? ( Posso
entrar?) / Can Peter
talk to you? (O Peter pode falar com você?_)
Yes, you can . / No, you can’t Yes, he can . / No, he can’t
*Nas
respostas curtas usamos o pronome e can /
can’t
23)
O verbo modal COULD
O verbo
COULD significa poder / poderia .
( POSSIBILIDAE 50%) Ex.
He could be home . ( Ele pode/ poderia estar em casa.)
Pode também
ser usado para fazer um pedido
formal. Could you repeat your name ? ( Você
poderia repetir seu nome ? ) Ou fazer uma sugestão. You could study at Clara Mantelli. ( Você
poderia estudar no Clara Mantelli.)
Na forma negativa,
acrescentamos not ....
Could not
= não poderia.... ( + formal) ou a
forma abreviada couldn’t ... ( + informal)
He could not be home . / He
couldn’t be home .
Na forma interrogativa
invertemos o verbo could com o sujeito da frase.
Could you
help me ? ( Você poderia me ajudar?)
24)
O verbo modal SHOULD
O verbo SHOULD/ SHOULDN’T é usado para dar
conselhos =deveria /não
deveria . Ex. You should study more.
( Você
deveria estudar mais )
É também
usado para falar de expectativas = deve
Ex. She is
intelligent.She should pass the exam. ( Ela é inteligente. Ela deve
passar no exame.)
25) Phrasal verbs
Eles são
muito importantes e comuns na língua inglesa. São geralmente formados por 2
palavras: um verbo e uma preposição ou advérbio. Geralmente essa expressão apresenta um sentido diferente daquela expressa
apenas pelo verbo que a forma.
Ex. O verbo to go = ir mas junto com outras
palavras possui sentido diferente.
Go in = entrar / go out = sair / go
on= continuar / go up = subir / go down = descer.
O mesmo
acontece com outros verbos.
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